NÚMERO DE REDES DE FRANQUIA VOLTOU A CRESCER EM 2018, APONTA ABF

Balanço preliminar da Associação Brasileira de Franchising mostra que número de redes cresceu 1% e que total de unidades em operação no país avançou 5% no ano passado.

 O número de redes de franquias em operação no país voltou a crescer em 2018, após ter recuado em 2017, segundo balanço preliminar do desempenho do setor divulgado nesta terça-feira (22) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segundo a ABF, o número de marcas cresceu 1% em 2018 e o total de unidades em operação no país avançou 5%.

“A prévia apontou um ritmo maior da expansão do total de unidades em operação no Brasil. Em 2018, essa taxa foi de 5%, enquanto que em 2017 e 2016, esse valor foi menor, 2% e 3,1%, respectivamente”, destacou o relatório.

Entre 2016 e 2017, 228 marcas deixaram de atuar no franchising brasileiro.

A entidade estimou ainda em 7% o crescimento da receita nominal do setor na comparação com o ano anterior.

Segundo a ABF, o setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, reunindo mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias.

Para 2019, a associação projeta uma expansão das unidades entre 5% e 6%, e um avanço de 1% no número de redes. “Observada a tendência de retomada do crescimento econômico, a ABF projeta para este ano uma alta do faturamento do setor de franquias entre 8% e 10%”, estimou.

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 Maiores franquias

A rede O Boticário se manteve no topo do ranking de maiores redes de franquias do país no ano passado, com 3.724 unidades. Em 2017, entretanto, eram 3.762 lojas. A segunda posição também foi mantida pela rede AM PM Mini Market, com 2.493 operações.  O McDonald’s assumiu o 3º lugar, com 2.289 pontos de venda, trocando de posição com a Cacau Show, que ficou em 4º, com 2.232 unidades. No 5º lugar ficou a Subway, com 2.094 operações.

O ranking é feito exclusivamente com marcas associadas à ABF, a partir das informações disponibilizadas pelas redes no banco de dados da entidade.

Na comparação com 2017, as redes que mais ganharam posições foram a Seguralta – Bolsa de Seguros (do 17º para o 12º lugar), a Acqio (do 21º para o 15º), a CVC Brasil (do 11º para o 8º) e a Chiquinho Sorvetes (do 30º para o 27º).

 

Fonte:  G1

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