PENEDO COLÔNIA FINLANDESA

 

Fundada em 1929 pelos primeiro imigrantes  finlandeses, Penedo é um bairro pertencente a cidade de Itatiaia, com atrações para todas as classes e idades. O bairro briga diversas e lindas  cachoeiras, o Clube e o Museu Finlandês onde é guardado material que ajuda a conservar a lembrança de seus colonizadores, dezenas de hotéis e pousadas acostumados a receberem desde casais em lua de mel, aos mais exigentes turistas internacionais, e as quase quatro dezenas de restaurantes com todo o requinte da culinária nacional e internacional, os pratos típicos de truta, dos restaurantes tipo “self service”, além de bares e cafés convidativos que movimentam as noites e os finais de semana da região.

Outro braço muito tradicional e importante para a economia da cidade é o farto comércio de lojinhas com diversos itens artesanais, lembranças da cidade turística que mistura as belezas naturais, a receptividade dos brasileiros com a cultura e história finlandesa, formando assim o centro comercial e os pequenos e grandes shoppings. 

Durante todo a ano Penedo acolhe visitantes de todos os lugares, mas existem grandes períodos em que a cidade se movimenta e mostra todo o seu charme. No período do inverno muitos visitantes chegam para curtir o tempinho nas paisagens da cidade, provando o famoso chocolate finlandês e uma das charmosas e aconchegantes pousadas. Para os amantes de velocidade em duas rodas, a cidade por muitos anos cedia o encontro nacional de motoqueiros. que reuni moto clubes da região e do pais. E fechando o ano a cidade toda se ilumina e se encanta com a decoração de Natal na Casa do Papai Noel. 

Penedo

Itatiaia – RJ