REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ

Visconde de Mauá

A região criou forma e ares de vilarejo com a implantação do Núcleo Colonial Visconde de Mauá, para onde vieram a partir de 1908 milhares de imigrantes europeus atraídos pelo clima de montanha e o sonho de uma nova vida. A região atraiu suíços, alemães, austríacos, portugueses, franceses, espanhóis, poloneses, húngaros e russos.

Visconde de Mauá é uma região de belezas naturais, montanhas, bosques de araucárias – o pinheiro brasileiro, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso.

Possui locais esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas, mountain board e mountain bike. A localidade conta com uma rede hoteleira atuante, com restaurantes que variam da comida caseira (mineira) à tradicional, com destaque para os pratos preparados com o pinhão, o fruto da araucária.

Aos turistas vale a pena também conhecer o artesanato da região. Nos últimos anos o vilarejo ficou famoso com a Festa do Pinhão e o Festival Gastronômico que reúne renomados chefs de cozinha.

Distâncias de Visconde de Mauá:

  • Maringá (Itatiaia, RJ) – 5,5 km;
  • Maromba (Itatiaia, RJ) – 8,5 km;
  • Centro de Resende – 36 km (Hospital – 38 km, Aeroporto – 39 km);
  • Penedo (Itatiaia, RJ) – 27 km.

Visconde de Mauá
Resende/RJ.