Mudanças na NFS-e: Já sabe emitir a nova nota fiscal pelo site e pelo aplicativo? Aprenda aqui

Você precisa emitir notas fiscais? Então, confira as novidades e veja o passo a passo para fazer a emissão sem dificuldade.

Desde o dia 1º de setembro, os Microempreendedores Individuais, também conhecidos como MEIs, que prestam serviços para empresas estão agora obrigados a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em formato padrão nacional. A novidade pegou muita gente de surpresa e tem deixado as pessoas um tanto quanto confusas.

Essa medida acompanha as recentes regulamentações da Receita Federal, cujo objetivo é unificar, padronizar e simplificar a emissão desse tipo de nota fiscal. Anteriormente, essas notas podiam ser emitidas pelas prefeituras, resultando em mais de 5 mil modelos diferentes em todo o país.

Veja agora como você pode fazer essa nova emissão, usando tanto o site voltado para as notas fiscais quanto o aplicativo. É importante lembrar que a ausência de emissão dessas notas fiscais coloca os microempreendedores em situação irregular perante a Receita Federal.

Como emitir a NFS-e pelo aplicativo?

Para usar a NFS-e padrão nacional no celular, comece baixando o aplicativo NFSe Mobile, que é gratuito. É importante já ter cadastro no Emissor Web, que é a versão do site, da NFS-e padrão nacional. Isso porque seus dados serão puxados de lá, e os dados de login e senha serão os mesmos.

Em seguida, você deve fazer login e senha. Após acessar o sistema, na página inicial, clique em emitir NFS-e. Digite o CPF ou CNPJ do seu cliente, selecione o serviço realizado e o valor a ser emitido. Por fim, clique no botão emitir NFS-e. E, em seguida, você receberá a confirmação da emissão da sua NFS-e.

Como emitir a NFS-e pelo site?

Já pelo site, você terá um direcionamento diferente. Por isso, acesse o site e faça o login. Em seguida, você deve buscar e clicar no segundo ícone no canto superior direito, que representa uma nota fiscal, ou selecione o mesmo ícone na barra de acesso rápido no centro da tela.

Em seguida, escolha entre Emissão Completa ou Emissão Simplificada, sendo que apenas MEIs podem optar pela segunda opção. Agora, insira os dados solicitados na tela. Para a emissão simplificada, basta preencher o CPF/CNPJ do cliente e o valor do serviço prestado.

Na versão completa, o MEI não deve marcar a opção Informar série e número da DPS e deve descrever o serviço contratado. Por fim, clique em Emitir NFS-e no canto inferior direito da página e salve o seu documento. Lembre-se sempre de emitir suas notas fiscais para que você não fique irregular, assim você evita problemas maiores.