MEI: vale a pena se formalizar e ter o cartão BNDES?

Pequenos empreendedores podem obter grandes vantagens se formalizando e aderindo ao cartão BNDES.

Formalizar-se como MEI (Microempreendedor Individual) tem se mostrado cada vez mais benéfico para empreendedores que estão começando. Isso possibilita que o profissional emita notas fiscais e tenha acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além disso, a formalização também pode conceder vantagens econômicas, principalmente no quesito obtenção de empréstimos para expandir o negócio. Por exemplo, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) possui um recurso especialmente voltado para impulsionar os MEIs, o Cartão BNDES.

Estamos falando de uma ferramenta financeira cujos limites e benefícios podem ser de grande ajuda para auxiliar os pequenos empresários a crescerem. Os pagamentos podem ser parcelados em até 48 vezes e oferecem a opção de escolher entre valores fixos e parcelamentos mensais, entre outros.

Quanto ao limite de crédito, o montante máximo pode chegar a até R$ 2 milhões, e o tamanho da concessão depende diretamente do porte da instituição que está solicitando o crédito. Ou seja, quanto maior a empresa, mais recursos ela pode obter.

O cartão ainda conta com uma taxa mensal de 1,44%, cujas alterações são divulgadas no Portal de Operações do BNDES. Vale ressaltar que esse percentual permanece inalterado até o término do financiamento, proporcionando maior tranquilidade para os clientes.

Como solicitar o cartão?

Para solicitar o seu próprio cartão, é bastante simples. A pessoa interessada deve acessar o portal de operações do Cartão BNDES e, em seguida, selecionar a opção para fazer o pedido. Depois, é só preencher o formulário exigido e enviar.

Após esse procedimento, o indivíduo deve ir ao banco comercial emissor do cartão, onde a sua empresa mantém conta jurídica, munido de toda a documentação necessária. Vejamos mais vantagens e informações sobre esse formidável recurso monetário:

• Taxa de juros competitiva: a taxa de juros é definida mensalmente e costuma ser vantajosa em comparação com outras opções presentes no mercado;
  • Limite de crédito: o cartão disponibiliza um limite de crédito pré-aprovado. Atualmente, esse valor não ultrapassa R$ 2 milhões;
  • Parcelamento estendido: MEIs podem dividir suas compras em até 48 vezes, o que ajuda na gestão financeira do empreendimento;
  • Ampla rede credenciada: ele é aceito por uma ampla rede de fornecedores credenciados, o que facilita a compra de máquinas, equipamentos e insumos necessários;
  • Desburocratização: o processo de solicitação e uso do cartão é simplificado, tornando-o extremamente acessível.