Gestão de marca gera resiliência, mostra estudo

Os CMOs (Chief Marketing Officer) estão enfrentando um desafio significativo na gestão de marca globalmente, com a transição midiática e outras mudanças de comportamento da sociedade. Nesse sentido, uma pesquisa encomendada pela plataforma de gerenciamento de marca Frontify, avaliou a importância da gestão de marcas para os líderes corporativos. A conclusão foi que há um entendimento generalizado de que a construção da marca é essencial para a resiliência das empresas.

Três quartos dos CMOs nos EUA, Reino Unido e DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) relataram à Frontify que os últimos meses foram mais estressantes para a gestão da marca do que a pandemia de Covid-19. No entanto, a grande maioria dos CMOs afirma ter investido na construção da marca neste ano.

Menos orçamento para gestão de marca
A Frontify, que entrevistou 450 CMOs, descobriu que cerca de metade teve de cortar o apoio de agências externas (46%) e os orçamentos departamentais (45%), com repercussões nas iniciativas de gestão de marca. Os aumentos de preços também colocaram desafios adicionais (47%).

Apesar dos cortes orçamentais, a pesquisa levantou que existe um entendimento generalizado de que a construção da marca tem de continuar. Prova disso é que 87% dos CMOs disseram ter investido na construção da marca neste ano, com outros 88% afirmando que é especialmente importante investir em gestão de marcas durante uma recessão.

47% apostam na distinção de marca para criar resiliência
Os CMOs acreditam que a distinção da marca (47%) é o mais importante para criar resiliência da marca em tempos difíceis, seguido de perto por ter uma equipe de desempenho forte (41%) e fortes ligações entre os insights do cliente e a marca (40%).

A pesquisa mostrou também que 83% dos líderes de marketing contrataram um gestor de marca nos últimos dois anos. Além disso, metade (51%) dos profissionais de marketing investiu em reformulações e atualizações de marca nos últimos dois anos.

O marketing nas redes sociais está sendo priorizado como o canal mais eficaz para a construção da marca (26%), seguido pelo marketing direto (18%), nessa conjuntura.

O que é gestão de marca?
Segundo a empresa de marketing Deskfy, branding ou gestão de marca é “o conjunto de estratégias que objetivam representar uma marca no mercado”. Isso inclui a escolha planejada de elementos como o posicionamento, a identidade visual e a forma com que os produtos e ou serviços são divulgados ao público.

Assim, o branding diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento de ações focadas em construir, consolidar, gerir e promover uma marca.

Quanto mais coerente, assertiva, bem-estruturada e afinada aos interesses do público-alvo for a gestão de marca, mais provável se torna a possibilidade de conquistar, encantar e fidelizar clientes, o que, a longo prazo, significa maiores lucros.

É por meio das estratégias de gestão de marca que a empresa consegue apresentar o valor do negócio ao público interessado.

Além de expandir a autoridade, a credibilidade e a relevância da marca no mercado, o branding também é responsável por auxiliar no cultivo de uma boa reputação da empresa ou do indivíduo junto aos potenciais clientes e investidores.

É como comenta Marty Neumeier, autor do livro “The Brand Gap”: “Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A marca não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é”.

Fonte: https://cndl.org.br/varejosa/gestao-de-marca-gera-resiliencia-mostra-estudo/