Dia Livre de Impostos – Edição 2022

O DLI (Dia Livre de Impostos), marca registrada da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), representada pela sua CDL Jovem, é uma ação de conscientização sobra a alta carga tributária do nosso país e um protesto sobre o pequeno retorno dos impostos arrecadados para a sociedade além do impacto do aumento do preço do produto e serviço que limita o poder de compra do consumidor.

Este projeto é realizado anualmente e a data representa o “DIA X” até o qual o brasileiro trabalha somente para pagar impostos.

No ano de 2021 a data do DLI foi em 27 de maio e neste ano será realizado em 02 de junho. Cada município realiza o DLI de sua maneira, alguns focados num segmento específico, outros para mais de um segmento como o varejo, shoppings, postos de gasolina, alimentação, serviço, etc.

A CDL de Itatiaia e Resende realizará o seu DLI oportunizando a participação das empresas prestadoras de serviços, varejo e o segmento de alimentação. No dia 02/06 as empresas participantes ofertarão um produto ou serviço com desconto proporcional à carga tributária paga. Ação esta que o empresário se solidariza com a causa e absorve o valor do imposto ao invés de repassar para o consumidor, que comprará sem o tributo.

Segundo o presidente da CDL Itatiaia e Resende, Victor Sauerbronn Gonçalves, o DLI é importante dentro deste cenário porque evidencia o peso da carga tributária não só para os empresários, uma vez que muitos não percebem o quanto de imposto está relacionado aos produtos visto que não dominam a fundo o tema, mas também para os consumidores que vão adquiri-los e saberão exatamente quanto de imposto está embutido em cada item. Esse dia é importante para que a conscientização e percepção desse valor seja claro.

“Se a gente pudesse sempre, não só apenas no Dia Livre de Impostos, mas ao longo de um ano e ao longo de todas as operações, evidenciar para os consumidores em geral essa carga tributária, ou seja, o quanto em cada operação tem a mordida do imposto do governo, mais indignados eles estariam e mais cobrariam dos governantes não só melhores condições de saúde e de educação, mas vários serviços que são deficitários.  Porque hoje o consumidor tem que pagar por serviços privados com a qualidade que ele realmente precisa receber para suprir as deficiências dos serviços públicos. É neste cenário que eu vejo da importância do DLI. O meu desejo é que realmente não fosse apenas um Dia Livre de Impostos, data em que a gente passa a trabalhar para nós mesmos já que até este dia só trabalhamos para pagar impostos, mas que nos conscientizássemos e trabalhássemos para nós mesmos todos os dias. “

Para o presidente da CDL Jovem de Itatiaia e Resende, Roberto Salete Resende Júnior, a ação do DLI é um projeto de importante relevância para sociedade pois nele é evidenciado o quanto nós consumidores pagamos de impostos sobre produtos e serviços.

Segundo Roberto Salete, visivelmente entendemos que esse montante pago poderia ser mais bem revertido para a sociedade seja na saúde, infraestrutura, educação, saneamento básico, etc., mas infelizmente há recorrentes casos de corrupção em nosso sistema político e em muitas vezes uma má gestão dos recursos arrecadados. E é em forma de protesto que podemos nos pronunciar contra a corrupção, má gestão pública e impulsionar uma reforma tributária adequada e mais justa.

Em 2021, por exemplo, foi arrecadado o montante de R$2.592.601.562.926,43 segundo o site https://impostometro.com.br/. Ou seja mais de 2 trilhões de reais. Num levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), em um ranking com os 30 países do mundo que têm a maior carga tributária, o Brasil aparece em último lugar com o pior retorno dos valores arrecadados para serviços de qualidade que venham a gerar bem-estar à população. E é neste contexto que nós da CDL junto com os empresários agimos em prol da sociedade em busca de um lugar melhor para nós brasileiros vivermos e condicionar um país melhor para os próximos.

Se quiser saber mais acesse: