Como buscar recolocação profissional na pandemia

A crise gerada pelo novo coronavírus tem impactado bastante o mercado de trabalho. Pessoas já foram demitidas e as que já estavam procurando emprego sentem que o momento ficou mais complicado.

Se você estiver nessa situação, é natural que se pergunte se vale a pena buscar recolocação profissional na pandemia. A resposta? Se você precisa trabalhar, não pode – e não deve – interromper a procura agora.

Obviamente, há menos oportunidades no mercado. Mas isso não significa que você esteja condenado a não conseguir emprego até que o mundo volte a se normalizar.

O que você precisa é ter foco e disciplina para intensificar a busca por emprego e se destacar entre os concorrentes. E como fazer isso neste momento? Vamos lá.

Como buscar recolocação profissional na pandemia

Durante a quarentena, você não pode e não deve sair de casa para buscar emprego. O ideal é utilizar sites de emprego que continuam funcionando e estão à disposição para isso.

Também é preciso se preparar para a possibilidade de ganhar menos, porque momentos de crise costumam achatar os salários. Outro passo importante é desenvolver as competências e habilidades que as empresas mais valorizam.

Confira a seguir um passo a passo para buscar recolocação durante a pandemia.

Continue buscando vagas e se candidatando

Ainda que as vagas sejam menos numerosas durante a crise, o primeiro passo para conseguir recolocação neste momento é não interromper a busca.

Visite sites de emprego diariamente, coloque nos seus favoritos e crie o hábito de fazer sua busca todas as manhãs, por exemplo. É preciso que você continue se candidatando às oportunidades que estiverem alinhadas ao seu perfil.

Mantenha sua autoconfiança

Ainda que não apareçam muitas vagas todos os dias, tente manter sua autoconfiança. O momento está difícil para todo mundo e o fato de você estar desempregado agora não é demérito algum para sua carreira.

Atualize o currículo

Há quanto tempo você não revê as informações do seu currículo? Abra seu formulário, releia todos os campos, melhore os textos, veja se falta alguma informação importante.

Aproveite o tempo para atualizar o currículo e destacar competências e conhecimentos que você tem e que sejam ainda mais relevantes neste momento.

Ajuste sua pretensão salarial à nova realidade

Neste momento de crise, é muito provável que os salários sejam achatados e você precise considerar a nova realidade na hora de preencher sua pretensão salarial.

Se possível, converse com colegas da sua área e faça uma pesquisa informal de cargos e salários para saber de fato como anda o seu mercado de trabalho.

Faça cursos online

Aproveite o tempo livre e a quantidade de material que esta disponível na internet para investir na sua formação. Há cursos online gratuitos de grandes instituições, por exemplo. Invista neles!

É hora também de resolver aquele gap de inglês no seu currículo. Que tal aprender inglês pela internet sem pagar nada por isso?

Desenvolva competências importantes para recolocação profissional

Mais do que antes, a proatividade deve ser uma das características mais valorizadas para a recolocação profissional. Diante desta situação, as empresas precisam de profissionais que tragam soluções e resultados para o dia a dia do negócio.

O mercado vai valorizar quem estiver preparado para gerenciar momentos de crise sem pessimismo. Quem estiver disposto a assumir funções de mais de uma pessoa também deve levar vantagem na contratação.

Comprometimento é outra característica muito bem aplicada ao cenário atual. Entender esse período pela visão empresarial é um ponto importante. É um momento delicado para as empresas e muitas delas terão de se reinventar. Capacidade de se adaptar às mudanças também deve valer ouro.

Mantenha seu networking ativo

Manter contato com ex-colegas e ex-chefes neste momento é muito importante para garantir que você seja lembrado quando alguém precisar de um profissional com seu perfil.

Não é hora para marcar um almoço, mas você pode manter contato virtualmente por e-mail ou Whatsapp, e eventualmente até combinar um hangout que substitua um happy hour tradicional.

Pergunte como vão as pessoas, tenha interesse genuíno por elas. Faça-se presente porque o momento pede esse cuidado – e sua recolocação também.

Fonte: https://www.vagas.com.br/profissoes/recolocacao-profissional-em-meio-a-crise/