CDL Resende realiza o CDL PAUTA com o tema: ROFORMA TRIBUTÁRIA

No dia 17 de julho, aconteceu na CDL Resende, o Debate CDL Pauta com o tema: Reforma Tributária e seus Impactos.

Para debater o assunto em questão, foram convidadas algumas presenças ilustres que contribuíram de forma significativa com a pauta abordada, ajudando a esclarecer dúvidas e trazer novas perspectivas do setor econômico.

Dentre os cinco convidados presente, tivemos: Alexandre Sergio (Tande Vieira) –  Deputado Estadual do Rio de Janeiro; Paulo Henrique Pêgas –  Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional no CRC – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro; João Paulo Perez dos Anjos – Controlador Geral do Município de Resende; Elio Rodrigues da Silva Junior –  Secretário de Governo do Município de Resende; Isaque Farizel, CEO Fórum Saúde Consultoria, Diretor CDL, FCDL e CNDL, como mediador.

O debate foi realizado presencialmente no auditório da CDL Resende, no qual estiveram presentes cerca de 80 pessoas para acompanhar o evento, além da transmissão Ao Vivo online, realizada através das mídias da CDL, trazendo acessibilidade e informação para aqueles que não puderam estar presentes.

O evento foi aberto pelo presidente da CDL, Victor Gonçalves, que ressaltou a importância do tema.

O assunto ‘Reforma Tributária’ é de extrema importância, tanto para Empresários (CNPJ), quanto pessoas Fisícas (PF), pois envolve a economia geral em relação a compras e tributos gerados a partir da venda e consumo.

Basicamente, a Reforma Tributária é uma proposta sugerida pelo Governo Federal, com o intuito de simplificar o sistema tributário do país, eliminando outros tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, e substituindo por um imposto único, sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

Em consenso, os convidados acreditam que tal Reforma possa simplificar e modernizar o sistema tributário, o que pode contribuir e impulsionar a economia do Brasil, reconstruindo e desfazendo da complexidade do sistema atual.

A primeira fase da Reforma foi aprovada no dia 7 de julho de 2023, que reformula tributação sobre o consumo. A segunda fase da reforma ainda não foi aprovada, a pauta ainda se encontra em discussão e precisa ser aprovada pelo Senado.

É importante tal discussão para trazer consciência e interesse sobre os assuntos econômicos que estão presentes no dia a dia de todo cidadão brasileiro.

Tal debate traz também, um estímulo para que as pessoas tenham consciência quanto a tributação que é inserida em cada serviço e produto consumido. O que consequentemente gera uma mudança na consciência social e cultural do Brasil.

O debate trouxe questionamentos importantes que futuramente podem ser debatidos e discutidos novamente, trazendo novas atualizações e informações relevantes para todos.

A CDL agradece a disponibilidade e contribuição dos convidados e das pessoas que tiveram interesse e prestigiaram o evento.