CDL com o apoio do deputado estadual Noel de Carvalho realiza reunião com secretário estadual de Polícia Militar – CDL Monitora

Projeto visa implementar vigilância colaborativa

Aconteceu em 07/12/2021 uma reunião entre diretores da CDL Itatiaia e Resende e o deputado estadual Noel de Carvalho junto ao secretário estatual da polícia militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, onde foi discutido o projeto CDL Monitora, que consiste em ceder gratuitamente as Imagens de CFTV à Secretaria de Estado de Polícia Militar,  Secretaria de Estado de Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Resende, Prefeitura Municipal de Itatiaia ou a qualquer órgão que venha a substituí-las. A intenção é melhorar a segurança para lojistas, consumidores e moradores de ambas as cidades.

Segundo o presidente da CDL, Victor Gonçalves, “os atores que podem proteger nossa população são as forças de segurança – polícia militar, polícia civil e guarda municipal – estas precisam do maior número de informações e recursos para esse fim. A parceria sendo firmada permite que a iniciativa privada possa contribuir sem ônus para o Estado”.

Ainda nas palavras de Victor Gonçalves “o processo de implementação inicialmente contará com 50 câmeras, mas gostaríamos de estar com cerca de 200 câmeras ativas ao final do primeiro ano do projeto. O projeto se inicia com as câmeras sendo instaladas em bairros comerciais e depois será expandido para bairros residenciais”.

As imagens captadas serão armazenadas em nuvem, que é uma tecnologia que permite guardar dados na internet. O sistema oferece mais segurança e capacidade de armazenamento de dados, evitando que as imagens sejam perdidas.

Coronel Henrique disse que irá implementar o projeto. “É possível colocá-lo em prática, sim. É um projeto que integra a comunidade à Polícia Militar. Quanto mais informação e mais integração na área de segurança pública, melhor. É um projeto que nos interessa e vamos dar andamento sim”, afirmou o oficial. “E se der certo, levamos para outras localidades”, completou ele.

Outras Notícias