Para ter sucesso, o empresário precisa planejar tudo com antecedência, colocar custos na ponta do lápis e não esquecer da divulgação.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste domingo (31) trouxe dicas para abrir um negócio. Para ter sucesso, o empresário precisa planejar tudo com antecedência, colocar custos na ponta do lápis e não esquecer da divulgação.
Para abrir uma unidade de franquia de comida natural em São Paulo, por exemplo, as quatro sócias investiram R$ 350 mil reais, entre taxa de franquia e reforma. Foram quase quatro meses para deixar tudo pronto para a inauguração.
O dono da rede de franquia de comida natural, Abner Lopes, diz que é importante sempre fazer ajustes para no grande dia estar tudo redondo. Na unidade de São Paulo, o primeiro desafio foi achar o ponto ideal para atender o público que a franquia quer atingir. A segunda etapa foi a reforma do imóvel.
Uma das franqueadas do negócio, Alessandra Yume Tujisoki, disse que a obra saiu do cronograma planejado e atrasou. O restaurante, primeiro abriu em período de testes, o chamado “soft opening”, ou pré-lançamento – ele é feito, geralmente, 15 ou 10 dias antes da inauguração oficial.
Quatro meses de reforma, dois dias de testes e a nova unidade da rede de restaurante de comida natural fez os ajustes finais para o grande dia: abrir as portas oficialmente para o público.
O consultor de negócios Haroldo Matsumoto explica que o ideal para uma inauguração é que se organize com 2 meses de antecedência. “É preciso programar ações como convite e avisar pessoas envolvidas até a data do evento”.
O consultor também dá outras dicas:
- Não escolha dia de jogo de futebol importante ou feriado para a inauguração.
- Divulgue a data em redes sociais com fotos dos pratos.
- Faça promoções para atrair mais público para o grande dia.
- E claro, o dono tem que estar presente.
Depois de dois dias da abertura só para amigos e convidados, finalmente aconteceu a inauguração oficial. Com todos os ajustes feitos no período de testes, a inauguração foi um sucesso.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios