Lojistas oferecem descontos de até 70% no Dia Livre de Impostos

Iniciativa realizada pela CNDL em 16 estados e no Distrito Federal protesta contra a alta carga tributária no Brasil. Por conta da COVID-19, 14ª edição do DLI será totalmente online

A pesada carga tributária brasileira e o mau uso do dinheiro público motivam, pela 14ª vez, o Dia Livre de Impostos (DLI), ação realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojista Jovem (CDL Jovem). O objetivo é conscientizar a população sobre os altos impostos, além de apoiar a discussão em torno da Reforma Tributária no Brasil.

Neste ano, o DLI será realizado no dia 04 de junho e contará com a participação de estabelecimentos de 16 estados e do Distrito Federal. Devido à pandemia da COVID-19 e às medidas de isolamento e de distanciamento social, o DLI será totalmente online.

“Esse ano destacaremos ainda mais as vendas online, formato mais adequado para o momento, a fim de estimular a digitalização do varejo e a venda através dos canais digitais”, explica o coordenador nacional da CDL Jovem, Lucas Pitta.

No DLI as empresas que aderem à campanha comercializam produtos e serviços com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação. Supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos participantes chegam a oferecer descontos de até 70%. Esses estabelecimentos pagam os tributos normalmente, mas, neste dia específico, vendem seus itens sem repassar as taxas no preço final para os clientes.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha em média 153 dias, ou cinco meses por ano, só para pagar impostos. Quando comparamos o Brasil com outros 30 países que também possuem uma carga tributária elevada, o Brasil está na 14ª posição no quesito arrecadação, mas está na última posição no retorno dos impostos arrecadados em prol do desenvolvimento social, educação, saúde e segurança.

“O DLI pretende conscientizar a população sobre a complexidade e o peso da carga tributária brasileira. Sabemos que os tributos acabam afetando as contas públicas pois estão inibindo o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. Várias pessoas acabam consumindo produtos pirateados por meio de comércio ilegal por causa da alta diferença de preços se compararmos com os produtos originais”, diz Pitta.

Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, o setor privado já vinha sendo sacrificado por um modelo fiscal que pune quem gera emprego no Brasil e que, agora, com a pandemia da Covid-19, sente-se duplamente prejudicado.

“Será cada vez mais difícil estimular o investimento e promover o crescimento econômico sem fazer avançar a agenda da Reforma Tributária”, afirma o presidente da CNDL.

Site reúne informações para lojistas e consumidores
Na página do DLI na internet (www.dialivredeimpostos.com.br) os lojistas que têm interesse em aderir à campanha podem cadastrar seus estabelecimentos e baixar materiais de comunicação, entre eles peças gráficas e vídeos informativos. A página também organiza informações das empresas participantes nas diferentes regiões do país para consulta dos consumidores. Em 2020 a expectativa é que mais de mil estabelecimentos participem da inciativa.

O site abriga um manifesto para que qualquer pessoa possa manifestar a insatisfação com a tributação abusiva no país. A ferramenta ficará disponível durante o ano todo e os dados de quem se cadastrar serão protegidos, conforme exige a legislação.

Deputados debatem carga tributária em live que marca a abertura do Dia Livre de Impostos
Para abrir a 14ª edição do Dia Livre de Impostos, a CNDL e a CDL Jovem realizam, no dia 4 de junho, a partir das 10h, uma live que contará com a participação do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Efraim Filho, e do deputado federal e relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro.

O encontro, que será transmitido pelo canal da CNDL no Youtube, contará com a presença do ex-deputado federal e consultor da CNDL para questões tributárias, Luiz Carlos Hauly, que debaterá com os convidados a alta carga tributária brasileira e a ineficiência da administração pública, que adquiriu novos contornos com a crise mundial provocada pela Covid-19.

Impostossauro
Desde a edição de 2015, o DLI conta com um símbolo nada amigável. O Impostossauro é o personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país.

“Trata-se de um dinossauro ultrapassado e agressivo capaz de devorar o dinheiro do consumidor em uma só mordida”, comenta Pitta.

Acesse: https://dialivredeimpostos.com.br/

 

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