Levantamento da Plataforma Gente, da Globo, aponta que 71% dos consumidores brasileiros pretendem comprar mais de negócios locais porque querem que eles permaneçam abertos. Apesar da preocupação com o comércio local, na última Black Friday, 49% realizaram compras somente pela internet, ainda que 55% tivessem a intenção de adquirir produtos tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.
O estudo ‘Meios de pagamento – oportunidades e ameaças para o segmento’, que buscou identificar como as novas tecnologias transformaram os hábitos de consumo digital dos brasileiros, mostra ainda que 78% dos brasileiros seguem preferindo comprar de lojistas que usam tecnologias para reduzir o contato entre pessoas, como autoatendimento e pagamento via app.
Só para ter uma ideia, um em cada quatro pagamentos com cartão já usa tecnologia de aproximação. O pagamento contactless cresceu 385% de 2020 para 2021, movimentando R$ 199 bilhões em transações.
Pandemia
Durante a pandemia, 75% dos entrevistados aprovaram o uso de tecnologias, pelos varejistas, a fim de facilitar o acesso a seus produtos e serviços. Além disso, 70% continuarão comprando de varejistas com os quais contaram durante a pandemia.
Em 2021, os canais de vendas mais utilizados foram: WhatsApp (84%), Instagram (51%), Facebook (42%), loja virtual própria (14%), Mercado Livre (7%), apps de entrega (6%), OLX (5%) e Magalu (3%).
Com relação aos apps de varejo, as funcionalidades mais importantes são cashback (50%), entrega no mesmo dia (42%) e clique e retire (36%).
Pagamentos
O estudo aponta que as transações remotas cresceram, e chegaram a representar uma em cada três transações com cartão de crédito, movimentando quase R$ 570 bilhões em 2021 – um crescimento de 31% com relação ao ano anterior. Na maioria das transações (97%), foi usado cartão de crédito no pagamento, seguido de cartões de débito (2%) e pré-pago (1%).
Na hora de pagar pelos produtos e serviços, 80% afirmaram que já desistiram de comprar em uma loja por não poder pagar da forma que gostariam.