Bancos já renegociaram mais de R$ 1 trilhão em empréstimos na pandemia

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que as instituições financeiras já renegociaram 18,7 milhões de contratos desde o início da pandemia, com um volume de R$ 1,1 trilhão. Só em novembro, com a realização do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira de novembro, 1,7 milhão de contratos foram repactuados.

A Febraban afirma que as renegociações trazem alívio financeiro imediato para empresas e consumidores e que os acordos contribuem para o controle da inadimplência do sistema bancário, que segue em um patamar historicamente baixo, atualmente em 2,2%, abaixo das taxas registradas nos meses anteriores à crise, quando superavam os 3%.

“A renegociação de dívidas mostra o foco dos bancos em seus clientes e em novembro também tivemos o papel importante de levar orientação financeira ao consumidor, que é fundamental para que ele evite o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, afirma em nota Isaac Sidney, presidente da Febraban.

A secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, diz que o mutirão foi um sucesso extraordinário. “Os dados comprovam o êxito das parcerias voltadas para a renegociação de dívidas entre Senacon, Procons, Febraban e demais instituições. Vemos mais efetividade com a Lei do Superendividamento que trouxe clareza nas etapas de renegociação e a plataforma ConsumidorGovBR se consolida como um instrumento fundamental, tanto por ter centenas de fornecedores cadastrados, mas também por manter 80% da resolução das demandas negociadas”, comenta.