RESENDE É ESCOLHIDA COMO UM DOS DEZ MELHORES DESTINOS TURÍSTICOS PARA 2019

Conhecida como a Princesinha do Vale, Resende acaba de ser considerada um dos dez melhores destinos turísticos para se visitar em 2019. O dado foi publicado na manhã desta terça-feira, dia 22, pela agência de viagens Expedia. A companhia, que realiza o levantamento há três anos no Brasil, caracterizou Visconde de Mauá como “joia da Serra”, sendo um dos destinos indicados para visitação neste ano, seguidos de cidades como Campos do Jordão, Natal e Arraial do Cabo.

De acordo com a Expedia, a localidade turística atrai turistas que buscam pelo clima frio, sobretudo no inverno, que torna Mauá, um destino romântico e agradável. A agência lembra ainda que as belezas naturais do local também são uma boa pedida em qualquer época do ano, já que oferece trilhas, cachoeiras, restaurantes com comidas típicas da região, além de hotéis e pousadas que elevam a qualidade da hospedagem no distrito.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, destaca que o título é de extrema importância para o município em geral, já que a chegada dos turistas agrega em inúmeros fatores para Resende, desde o giro do capital, até a disseminação da cultura local. Segundo ele, várias ações foram realizadas nestes primeiros anos de gestão, como a implantação de feiras que estimulam a produção local; a reestruturação da tradicional Festa do Pinhão, que atrai turistas de diversos locais do país; o incentivo da educação alinhada com o meio ambiente; mapeamento de trilhas; a manutenção das estradas que dão acesso ao local; os cursos oferecidos aos empreendedores do município, para melhor atender o público visitante; dentre outras atividades; e ações que previnem acidentes perto de cachoeiras e outros locais.

– Sabemos a importância que Visconde de Mauá tem para o município, e por isso, estamos constantemente oferecendo suporte tantos aos produtores locais, quanto aos turistas. Para isso, realizamos diversas atividades no local, como a manutenção da rede de tratamento de esgoto, na unidade de saúde, estradas e outras medidas. Esses e outros fatores atraem tanto turistas quanto comerciantes, que se instalam naquela região, pois o retorno é muito positivo. – conta o secretário.

RJ-163 e 161

Uma prova de que o Turismo vem sendo cada vez mais fomentado em Resende, é que já no início de 2019, o prefeito Diogo Balieiro Diniz reuniu-se com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), com o objetivo de firmar uma parceria pela manutenção da RJ-163, a via estadual que liga a Via Dutra e a região de Visconde de Mauá. No encontro, os representantes do estado falaram sobre o planejamento para realizar intervenções em ao menos dois pontos da RJ-163 nesta primeira fase, pois são áreas que já possuem as licenças ambientais necessárias para serem corrigidas.

Vale lembrar que com a interdição da RJ-163 no ano passado, a Prefeitura começou os trabalhos constantes de manutenção da RJ-161, acesso alternativo e seguro para os turistas que desejam visitar Mauá.

Futuras ações

A Prefeitura tem um planejamento para os próximos meses, que incluem diversas ações importantes. A principal será a elaboração do trecho de Visconde de Mauá, da trilha de longo percurso Transmantiqueira, que terá início em São Paulo e fim em Minas Gerais. Outra boa notícia fica por conta da realização de eventos esportivos de grande porte no local e a possibilidade da realização de um curso de ecoturismo para moradores da localidade turística.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende

Outras Notícias