BALANÇO MOSTRA RECOLOCAÇÃO DE 1,3 MIL TRABALHADORES NO MERCADO

Dados são do Sine de Resende que ampliou área de atuação indo até comunidades mais distantes

Resende – A prefeitura fez um balanço do trabalho realizado em 2018. Entre eles, a recolocação, através do Sine, de mais de 1.300 trabalhadores no mercado. Para isso, a unidade ampliou a área de atuação, indo até as comunidades mais distantes através de um serviço itinerante que, além de orientar e tirar dúvidas das pessoas. Além disso, durante todo o ano, empresários realizaram entrevistas e processos de seleção na unidade.

Entre as empresas estão o Atacadão, que se instalou no município em março deste ano, gerando cerca de 600 empregos, sendo 248 deles diretos. O incentivo ao empreendedorismo como uma forma de gerar renda alcançou resultados positivos. A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, desenvolveu novos processos que facilitaram e agilizaram a emissão de alvarás – um trabalho iniciado ainda em 2017 e que foi aperfeiçoado este ano, quando a Copacop (Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia) analisou 2.019 pedidos desse documento.

O serviço é destinado aos Microempreendedores Individuais (MEI), que são os empreendedores que trabalham por conta própria; e para as Microempresas (ME). Em 2018, a prefeitura emitiu mais de 1.200 novos alvarás de funcionamento, além de ter implantado, em parceria com a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), o serviço de alvará online para microempresa, através do qual foram liberados, este ano, 24 documentos 100% online. Além disso, a Prefeitura também ampliou o número de feiras livres na cidade, levando a iniciativa para outros locais como a Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, e para o Lote 10, em Visconde de Mauá. As iniciativas, reconhecidas pelo Sebrae, fizeram com que a cidade figurasse como uma das finalistas na etapa estadual do prêmio Prefeito Empreendedor, realizado em maio.
Também visando melhorar os serviços públicos ou privados, a prefeitura ofereceu, neste exercício, cerca de 20 capacitações, como cursos, palestras, oficinas e workshops, para empresários e servidores públicos municipais. As ações, desenvolvidas em parceria com o Sebrae, alcançaram mais de 300 pessoas.

Sala do Empreendedor

Outra ação foi a implantação, em parceria com o Sebrae, da Sala do Empreendedor, onde mais de oito mil pessoas foram atendidas ao longo de 2018, com mais de 900 aberturas de processos com pedidos de alvarás de Microempreendedor Individual (MEI). Localizada na sede da secretaria, na Praça do Trenzinho, em Campos Elíseos, a sala tem por objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Fonte: Diário do Vale