RESENDE É APONTADA COMO UMA DAS MELHORES CIDADES PARA INVESTIR NO BRASIL

Resende – Resende entra na reta final de 2018 com mais uma boa notícia, ao ser apontada como uma das 100 melhores cidades do Brasil para investimentos e negócios. O ranking foi divulgado pela Revista Exame do dia 31 de outubro, a partir de um levantamento nacional feito pela consultoria Urban Systems.

De acordo com o estudo, que levou em conta cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o Brasil, Resende ocupa a 66ª posição na escala e é um dos únicos municípios do estado a figurar no ranking. Além da cidade do Sul Fluminense, Niterói e Macaé estão na lista. Ainda segundo o estudo, do ano passado para cá, 42 cidades brasileiras pioraram sua posição, 41 melhoraram e 13 estrearam no ranking das cem melhores, entre elas Resende.

Segundo a revista, para ranquear os cem municípios mais preparados para receber negócios, a Urban Systems analisou 42 indicadores, agrupados nos temas Sociodemografia, que levou em consideração itens como o IDH do município e o crescimento da renda média dos trabalhadores formais. Na éra econômica, foi analisada a dívida consolidada e a receita corrente líquida, além do crescimento do PIB e do MEI.

O ranking leva em conta ainda dados sobre a Saúde, com índices de coleta e tratamento de esgotos; Educação, que levou em consideração a taxa de pessoas alfabetizadas; Finanças, que tomou como base o índice FIRJAN de gestão fiscal; Transporte, onde foi analisado o crescimento da frota de veículos; além de Infraestrutura e Segurança, nos quais foram analisados itens como o percentual de moradores da área urbana com pavimentação e o número de homicídios por arma de fogo, entre outros dados.

No caso de Resende, a análise de todos os itens que compõem a pesquisa resultou em 11,10 pontos – apenas 2,7 a menos que a primeira cidade colocada no ranking, Vitória (ES), que alcançou um total de 13,80 pontos. O estudo, realizado anualmente, foi encomendado e divulgado com exclusividade pela Revista Exame, que destacou que os municípios que ocupam o topo do ranking, e também aqueles que estrearam este ano na lista, têm em comum a adoção de um modelo de gestão que se aprimora a cada ano, com gestores municipais que começam a pensar em um modelo de desenvolvimento sustentável e na capacidade que a cidade tem de geração econômica.

Credibilidade resgatada

Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a estreia de Resende no ranking de 2018 da Revista Exame está diretamente relacionada ao fato de a cidade ter conseguido recuperar sua credibilidade junto aos órgãos estaduais e federais, e também aos investidores, com ações importantes, como o equilíbrio de suas contas.

– Há dois anos Resende fez uma opção pela renovação e essa escolha vem dando resultados positivos na questão da gestão. No governo, encaramos essa responsabilidade que a população nos passou muito a sério. Não adiantava apenas “ser o novo”, a gente precisava mostrar eficiência, honestidade, transparência, inovação e dedicação. Só assim está sendo possível alcançar tantos bons resultados – disse Diogo.

O prefeito ressaltou que a atual gestão, segundo o Tribunal de Contas do Estado, recebeu a prefeitura com uma dívida de mais de R$ 4 milhões, conseguiu fechar o exercício fiscal de 2017 com um superávit de mais de R$ 29 milhões, o que resultou num parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado para aprovação de suas contas.

– Além de termos colocado nossas finanças em dia, o que nos ajuda a resgatar nossa credibilidade diante dos investidores, é importante ressaltar que o município se manteve dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, gastando o percentual de 50,09% da Receita Corrente Líquida (RCL) com pagamento de pessoal, sendo que o limite fixado é 54%. Outro dado relevante, e que também contribui para figurarmos como um bom lugar para a abertura de novos negócios, é o fato de termos desburocratizado e agilizado significativamente o processo de abertura de microempresas na cidade, o que fez com que a emissão de novos alvarás crescesse 42% em 2017, com relação ao ano anterior – disse o prefeito, ressaltando que o município já dispõe, inclusive, de um serviço de emissão de alvará online.

Fonte: Jornal Diário do Vale