Como atingir suas metas financeiras em 2021

A cada ano que passa um novo cenário se constrói na vida de muitos brasileiros. Planos que se concretizam, imprevistos que pegam o bolso de surpresa, entre outros fatores. Mas uma coisa é importante para todos que trabalham e desejam realizar seus sonhos: estipular metas financeiras. Você já possui alguma para 2021? Confira dicas que podem te ajudar a alcançá-las.

Tenha disciplina

O que adianta ter um ótimo planejamento financeiro para 2021 e não ter o mínimo de disciplina com os gastos? O desiquilíbrio econômico das contas já começa no final do ano anterior, pois são tantas facilidades oferecidas pelas lojas para compras parceladas e sem juros, que fica quase impossível resistir ao gasto sem necessidade.

Mas o ano está só começando, chegou a hora de mudar esse hábito e estabilizar suas contas. Ser disciplinado é ter auto-controle, é pensar antes de agir por impulso e priorizar os seus objetivos no lugar de suas vontades momentâneas. Com algumas medidas simples você pode começar a mudança de hábito no seu cotidiano e atingir suas metas financeiras.

Pague à vista

Desapegue da comodidade do cartão de crédito que, a princípio, pode parecer um aliado na hora das compras, mas utilizando-o de forma indiscriminada, ele se torna um verdadeiro vilão das suas finanças.

Ao fazer compras, opte pelo pagamento à vista, utilizando o saldo real que possui no momento. Se o valor parecer pesado demais para o seu orçamento, reveja se essa aquisição é realmente necessária. As parcelas do cartão podem se estender por longos períodos e caso pague em atraso ou opte por parcelar o valor da fatura, terá que arcar com os altos juros dos bancos.

Débito automático de contas fixas

Para atingir as suas metas financeiras este ano, é importante manter as contas em dia e seu nome limpo nos órgãos de protesto. Uma forma de facilitar o pagamento das contas fixas é fazendo o cadastro no débito automático. Todo mês será debitado o valor de suas cobranças em sua conta e, por isso, é importante ter saldo disponível para que isso aconteça.

Contas fixas são prioridade

Ainda falando sobre este tipo de gasto, as contas fixas são aquelas que não acabam ao longo dos meses como: água, energia, aluguel, internet, entre outras. Reserve uma parte de seu orçamento para o pagamento dessas contas, coloque todas essas despesas na ponta do lápis e comece a se organizar financeiramente.

Depois, avalie os outros tipos de gasto e se parte deles podem ser cortados ou reduzidos. Por exemplo: TV por assinatura, streamings, planos de celular, entre outros.

Tem dívidas? Negocie!

Ter o nome negativado pode atrapalhar as suas metas financeiras para 2021. Se você possui dívidas com alguma instituição, procure negociar. Muitas empresas oferecem boas ofertas para que seus clientes consigam honrar com suas contas. Portanto, procure saber a respeito e tire seu nome do vermelho o quanto antes.

Fonte: https://www.foregon.com/blog/como-atingir-suas-metas-financeiras-em-2020/

Outras Notícias