Redes sociais em tempos de Covid-19 é tema do terceiro dia da Semana da Comunicação

Planejamento e o impacto da pandemia nas transformações digitais foram debatidos entre os comunicadores do Sistema CNDL

Redes sociais e o potencial que elas ganharam diante do cenário de crise causada pela Covid-19 foram tema do terceiro dia da Semana de Comunicação CNDL. O gerente de Digital na In Press Oficina, Felipe Zulato, e a coordenadora de Social Media da Resultados Digitais, Caroline Lima, foram os convidados desta quarta-feira (24).

Os comunicadores do Sistema CNDL puderam debater a importância das redes sociais para as empresas e entidades, além de discutir o cenário do futuro pós-pandemia. Para Felipe Zulato, a crise da Covid-19 acelerou os processos de revolução digital, que já estavam em andamento em todo o mundo.

“A pandemia acelerou vários processos de transformação digital, uma das coisas que mais se fortaleceram, por exemplo, foram as reuniões virtuais, o uso do webinar, os eventos online e acho que esse é um hábito que não vai mudar, ele veio para ficar. Quem nunca vendeu pelo ambiente virtual teve que se adaptar. São mudanças repentinas, mas que aceleraram os processos. Estamos criando canais e novas formas de nos comunicar com os clientes. As grandes crises fazem isso: nos obrigam a nos adaptarmos”, disse Zulato.

Para Caroline Lima, as mudanças repentinas no comportamento da população trouxeram importantes benefícios e as redes sociais podem ajudar muito no relacionamento clientes/empresas.

“Quem está fora das redes sociais já está atrasado, a demanda está grande e as empresas estão precisando como nunca de profissionais da área digital. As ferramentas estão buscando facilitar esses processos para ajudar principalmente as pequenas e micro empresas”, afirmou Lima.

Os convidados destacaram a importância de um bom planejamento no uso das redes sociais e saber entender onde está o público que você deseja se comunicar.

“Precisamos entender o que estamos vivendo, no primeiro momento tivemos que parar todos os planejamentos e rever as estratégias, entendendo o momento atual.  Ouvir os seus seguidores/clientes é fundamental. Entender que tipo de conteúdo as pessoas estão buscando e falar diretamente com elas. Você tem que entender o seu público e saber o que ele quer escutar”, disse Caroline Lima.

Zulato completou: “A crise é sem precedentes e antes de tudo o planejamento tem que ser focado em orientar e em levar informação relevante. Pensar: onde está o meu público? Se você vende para um público que está no Tik Tok, então você tem que estar lá também. É importante estar lá e gerar oportunidades de negócios”, destacou. “O facebook tem investido nos grupos, ele viu lá uma oportunidade. Assim como eram as comunidades do Orkut, e a gente tem feito isso para alguns clientes, o que tem trazido bons resultados. É um local de troca de informações.  Pode ser uma ótima estratégia para líderes terem um contato efetivo e direto com o seu público”, afirmou Zulato.

Sobre as Fake News e a importância de se manter a reputação das empresas nas redes sociais, Zulato destacou: “As Fake News são os maiores desafios do ambiente digital. O principal ponto é justamente saber questionar. Todo bom comunicador tem que manter aquela pulguinha atrás da orelha e sempre buscar se a informação é verdadeira ou não. No ponto de vista de reputação é fundamental se posicionar quando aparece uma Fake News. Buscar a informação correta e informar ao público”, disse.

Caroline Lima lembrou também a importância das empresas e entidades investirem em acessibilidade nas redes sociais. “A acessibilidade é muito importante nesse cenário e tem crescido nas redes sociais. Trabalhar bem as legendas e hashtags são bons caminhos. A gente tem que facilitar a informação para esse púbico que necessita da acessibilidade. E eles vão se tornar uma audiência fiel”, afirmou.

Zulato concordou: “As pessoas estão muito sensíveis, a empatia virou a palavra da vez. O público está emotivo, quanto mais humano e empático formos, melhor. A frieza vai afastar o público nesse momento. O propósito é algo muito forte e necessário. Fale com propriedade, de verdade e seja honesto”.

A live está disponível no canal do Youtube da CNDL e também um E-book sobre planejamento digital que pode ser baixado.

Fonte:https://site.cndl.org.br/redes-sociais-em-tempos-de-covid-19-e-tema-do-terceiro-dia-da-semana-da-comunicacao/