Atacadistas podem alavancar resultados com ajuda de tecnologias integradas e IA

A cadeia de atacadistas e distribuidores possui um processo complexo, que exige soluções integradas e eficientes para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio. Além disso, é importante destacar que há também desafios específicos, como a gestão de estoque e a logística de distribuição em larga escala, além do atendimento aos diferentes canais de consumo. Segundo Joelma Vieira, Head de Produto para o Atacado e Distribuição na Senior Sistemas, dentro desta atuação, um ERP integrado a inovações e soluções como CRM, WMS e TMS, é fundamental para unir informações de compra, venda, logística, armazenamento e transporte, melhorando a gestão da cadeia produtiva e garantindo entregas mais rápidas que contribuem para a fidelização do consumidor final.

Conforme dados divulgados pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) o faturamento do setor atacadista e distribuidor cresceu 18,7% nos primeiros meses do ano. Para a especialista da Senior Sistemas, em 2023 os números do setor podem ser ainda melhores a partir de investimentos em tecnologias para gestão, que promovem uma jornada mais fluida do negócio, especialmente no atual momento, onde a IA (inteligência artificial) soma a essas inovações uma capacidade extra para trazer, com agilidade e praticidade, insights e análises preditivas dos indicadores estratégicos, a partir dos dados de negócios gerados a partir desses sistemas.

“Tecnologias de IA integradas ao ERP e as outras inovações de gestão permitem ao usuário acompanhar os principais indicadores da operação, além de trazer insights baseados em análises preditivas. Isso significa ter previsão de demanda baseada em análise de históricos de vendas, compras, giro de estoque, inventários e fatores externos que podem ajudar na otimização da cadeia de suprimentos, garantindo estoques em níveis adequados, planejamento de compras e distribuição de forma mais eficiente. Além da possibilidade de reduzir custos, atendendo a necessidade dos clientes também de maneira mais atraente”.

Joelma destaca ainda que o uso de inteligência artificial nos negócios começou com o atendimento personalizado ao cliente através dos chatbot, treinados para responder perguntas mais frequentes e garantir rápido atendimento ao consumidor. No entanto, a especialista da Senior reforça que hoje a AI associada a gestão já oferece muito mais.

“Com apoio da IA é possível identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria para momentos estratégicos. Os softwares de gestão associados a IA oferecem ao segmento de atacado e distribuição uma agilidade pertinente para o perfil operacional desse segmento, contribuindo com levantamentos e insights em tempo real”, finaliza a especialista.

 

Fonte: https://cndl.org.br/varejosa/atacadistas-podem-alavancar-resultados-com-ajuda-de-tecnologias-integradas-e-ia/

Outras Notícias