Nas próximas semanas, serão gerados 70.700 empregos temporários para atender ao aumento sazonal de vendas provocado pelo Natal, segundo uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Trata-se da principal data comemorativa do ano para o varejo e deverá movimentar, neste ano, R$ 37,5 bilhões, 2,2% a mais do que em 2019.
Para garantir o maior aumento possível nas vendas é importante caprichar nos preparativos. Projetar uma estratégia e contar com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia de cobrança, até mesmo para reduzir filas, é muito importante, principalmente em tempos de pandemia.
Conheça cinco ideias capazes de ampliar o alcance de sua loja e o sucesso das vendas durante o Natal.
1. Dê destaque à vitrine
Com o retorno gradual às atividades presenciais, a loja que se destaca em relação às vizinhas tende a conquistar mais clientes. Por isso, fazer a vitrine chamar a atenção, seja em ruas ou em shoppings, é uma estratégia bastante eficaz. Sua vitrine também pode ser online.
2. Planeje promoções
Dependendo dos produtos que a loja comercializa ou do perfil dos clientes, é possível mudar a estratégia. O comerciante pode optar por descontos menores na loja inteira, com anúncios na vitrine no estilo “tudo com 20% de desconto”, ou fornecer descontos maiores em produtos individuais específicos que estimulem os consumidores a entrar para conhecer o local.
3. Faça eventos online para divulgar seus produtos
Lembre-se que 97% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar em lojas físicas, segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Por isso, eventos de divulgação ajudam a chamar a atenção para o empreendimento ainda na fase de busca online. Uma loja de roupas, por exemplo, pode mostrar looks adequados para festas de Natal, enquanto varejistas que negociam acessórios de casa têm muito a ganhar ao realizar tutoriais em vídeo sobre como montar uma mesa sofisticada para a ceia.
4. Ofereça vales-presentes
Para as pessoas que não pretendem permanecer muito tempo dentro de um espaço físico confinado, essa é uma opção rápida e fácil. Com a vantagem de que quem ganha o vale possivelmente vai visitar a loja em um período mais calmo e pode se tornar cliente.
5. Facilite para o consumidor
Oferecer uma ampla variedade de formas para o cliente fazer o pagamento ajuda a receber rapidamente e reduzir a espera no caixa.
Outra possibilidade é utilizar o pagamento por link, sem pagar nada a mais, com as mesmas taxas já praticadas nas vendas com cartão físico.
O uso é simples: Clicar na opção “Cobrar com link” e compartilhar com o consumidor. Quando ele receber, basta preencher com os dados para pagamento. E, assim, o empreendedor embolsa o valor a distância sem precisar abrir um e-commerce.