Na última terça-feira, 03/06/2022, a diretoria da CDL Itatiaia e Resende esteve reunida com o dirigente esportivo Eduardo Carvalho Bandeira de Mello e Rubem César Fernandes, antropólogo e secretário-executivo da ONG Viva, para apresentação do Pérolas Negras, equipe de futebol com sede em Resende.
A equipe foi criada no Haiti pela Viva Rio como um projeto social que alia futebol e educação. Chegou ao Rio de Janeiro em 2016 e ingressou na Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
O time do Pérolas Negras conta, entre seus atletas, com jogadores haitianos e refugiados da Síria, além de brasileiros em situação de vulnerabilidade. O time profissional do Pérolas Negras disputa a série B1 (terceira divisão) do Campeonato Carioca.
Em 2017, a equipe disputou pela primeira vez um campeonato estadual, competindo no Campeonato Carioca de Futebol de 2017 – Série C.
Em 2021, o clube conquistou o título da Copa Rio, vencendo o Maricá na final nos pênaltis pelo placar de 7×6, após um empate de 2×2 no agregado. Com isso, a equipe obteve o direito de disputar a Série D de 2022.