Conheça Itatiaia
Cachoeira do Escorrega
Desmembrada de Resende em 6 de julho de 1988, mas com sua primeira administração instalada em 1º de junho de 1989, Itatiaia, como todas as cidades entre Queluz/SP e Barra Mansa/RJ, teve seus primeiros habitantes os índios Puris, e possui grande riqueza em sua história.
A presença do homem branco só viria no rastro dos Bandeirantes. No século XVII suas terras serviam de passagem ou de pouso de viajantes do Sul de Minas que precisavam fazer o escoamento do ouro de Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Paraty forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe a Região de Visconde de Mauá, ou pela Serra do Picu, passando por onde hoje é Itatiaia.
Com o início do Ciclo do Café, no final do século XVII, surgiram grandes fazendas com plantações, formando as maiores fazendas da região, como a da Cachoeira, a Itatiaia, a Belos Prados, a Campo Belo, da Serra, a Fazendinha e a de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, esta última correspondendo à atual área do Parque Nacional do Itatiaia, com suas matas preservadas graças a seu proprietário não ter aderido à monocultura cafeeira.
Com a construção da Rodovia Presidente Dutra, por volta de 1950, ligando o Rio de Janeiro e São Paulo e mais a Hidrelétrica do Funil, a cidade iniciou um novo ciclo de atividades e desenvolvimento com a instalação de grandes empresas, e o início da atividade turística que caracteriza de forma marcante dessa região.
Hoje o município e cidade de Itatiaia emoldurados pela paisagem do Maciço do Itatiaia com suas elevações, picos, cascatas, rios, matas e vales é um convite permanente para os turistas ocuparem os hotéis da região, seja no próprio Parque Nacional do Itatiaia, seja em Penedo, antiga colônia finlandesa fundada em 1929, ou ainda nas Vilas de Maringá e Maromba – na Região de Visconde de Mauá.