Famílias do Sul (+4,2%), Norte (+3,5%) e Sudeste (+3,4%) puxaram a alta de fevereiro.
Com maior otimismo com sua situação financeira, as famílias brasileiras estão planejando gastar mais em fevereiro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a intenção de consumo é a maior para o mês de fevereiro em quatro anos – 13,1% superior à registrada no mesmo mês de 2018.
Na comparação com janeiro, também houve alta na intenção de consumo, de 2,7%. No primeiro bimestre, o indicador acumula alta de 8%. Segundo a CNC, a melhora é resultado de um cenário econômico mais favorável do que em 2018.
Regionalmente, as famílias do Sul (+4,2%), Norte (+3,5%) e Sudeste (+3,4%) puxaram a alta de fevereiro. O Centro-Oeste foi a única região onde as famílias registraram taxa negativa (-0,9%) nas decisões de compra.
“O cenário de inflação baixa e de queda gradual do desemprego tem impulsionado o consumo das famílias nos últimos meses. Além disso, a sinalização de que os juros básicos deverão permanecer inalterados no curto prazo contribui para o resgate das condições de consumo a prazo”, explica Fabio Bentes, economista da CNC, que aponta ainda que essa intenção de consumo deve continuar crescendo.
Fonte: G1