Indicador de Reincidência aponta que 83,33% dos que atrasaram contas em março retornaram para a negativação, diz indicador da CNDL/SPC Brasil

De acordo com o Indicador de Reincidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oito em cada dez consumidores retornam para os cadastros de negativação menos de um ano após o pagamento de uma conta negociada. O Indicador aponta que, em março de 2025, do total de negativações, 83,33% foram de devedores reincidentes, isto é, que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.

Considerando o universo de devedores reincidentes, 60,10% foram de consumidores que ainda não tinham pagado dívidas antigas até março; e 23,23% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. O restante, 16,67%, não esteve com restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.

NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR TIPO
“A alta reincidência é um reflexo direto da deterioração da renda real das famílias, impactada fortemente pela inflação dos alimentos e pelos juros elevados que comprimem o consumo e dificultam o planejamento financeiro. O retorno para a inadimplência em cerca de 2,5 meses mostra fragilidade no orçamento das famílias. Isso sugere que a renegociação foi feita sem planejamento e sem sustentabilidade a médio prazo”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
REINCIDÊNCIA ACONTECE, EM MÉDIA, APÓS 2,5 MESES DO PRIMEIRO ATRASO.
O indicador ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 75 dias, ou seja: depois de 2,5 meses (em média) de ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta.

Os dados do indicador mostram que, nos últimos 12 meses encerrados em março de 2025, houve uma queda de ‐5,70% no número de devedores reincidentes, aqueles que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes no período analisado. A comparação é com os 12 meses anteriores.

“O cenário internacional também tem forte impacto no Brasil e a possibilidade de nova alta da inflação nos EUA pode manter os juros elevados por mais tempo, pressionando o dólar e alimentando a inflação importada no Brasil. Isso contribui para manter a taxa Selic elevada por mais tempo, dificultando ainda mais o crédito e o consumo”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES
A abertura por faixa etária dos devedores reincidentes mostra que o número de reincidentes com participação mais expressiva no Brasil em março foi da faixa de 30 a 39 anos (25,93%). A participação dos devedores reincidentes por sexo segue bem distribuída, sendo 53,52% mulheres e 46,48% homens.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR FAIXA ETÁRIA E SEXO
O Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas do SPC Brasil mostra a evolução do número de consumidores que deixaram os cadastros de inadimplentes por terem realizado o pagamento das suas dívidas em atraso. São utilizadas as informações de saídas de CPFs das bases às quais o SPC Brasil tem acesso. Em conjunto com os dados de reincidência, esses dados permitem melhor monitoramento da inadimplência no país, que atinge cerca de 42,01% da população adulta.
VOLUME DE BRASILEIROS QUE QUITARAM DÍVIDAS CAI -8,82% EM MARÇO
Os dados do indicador de recuperação de crédito mostram que, nos 12 meses encerrados em março de 2025, houve queda de ‐8,82% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados. A comparação é com os 12 meses anteriores.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO
A queda do indicador acumulado em 12 meses se concentrou na diminuição da recuperação de consumidores que levaram de 91 dias a 1 ano (‐13,94%) para efetuarem o pagamento de todas suas dívidas.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR TEMPO PARA PAGAMENTO
Observando a abertura por faixa etária dos consumidores que quitaram suas dívidas, o número de consumidores recuperados com participação mais expressiva no Brasil em março foi da faixa de 50 a 64 anos (23,54%).

A participação dos consumidores recuperados por sexo segue bem distribuída, sendo 52,22% mulheres e 47,78% homens.

NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR FAIXA ETÁRIA E SEXO
Em março de 2025, cada consumidor recuperado pagou, em média, R$ 2.073,94 na soma de todas as dívidas que tinha. Os dados ainda mostram que 59,49% pagaram até R$ 500 nas dívidas que possuíam.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR VALOR TOTAL PAGO

Outras Notícias