O Comércio físico brasileiro registrou alta de 13,7% nas vendas para o Dia dos Namorados em relação ao ano passado. O crescimento registrado foi recorde de toda a série histórica do índice para a data comemorativa e mais expressivo que o Dia das Mães deste ano, que registrou aumento nas vendas de 6% em relação a 2020. Os dados são da Serasa Experian.
Na comparação entre os fins de semana que antecederam o Dia dos Namorados, o aumento foi de 3,2%, e na cidade de São Paulo, o aumento das vendas comparado com o ano passado foi de 11,3%.
No entanto, para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é necessário ter cautela na análise dos dados porque a crise do ano passado, causada pela pandemia e a consequente queda generalizada nas vendas, “faz com que o número recorde (13,7%) se torne apenas uma recuperação parcial”.
Levando em conta apenas o final de semana do feriado no Brasil em 2021 (4 a 6 de maio), a comparação com 2020 (5 a 7 de maio) registrou aumento de 3,2%. Já para a análise que considera apenas a cidade de São Paulo, foi revelada expansão de 11,3% na semana do Dia dos Namorados e queda de 1,0% no final de semana comemorativo.