COMO EVITAR QUE A FOBIA E ANSIEDADE ATRAPALHEM NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Medo e ansiedade são sintomas comuns quando estamos sendo avaliados, enfatizou psicóloga

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, apontam recuperação no mercado de trabalho nacional e regional. No entanto, com as novas oportunidades que podem surgir, é importante quem busca uma vaga estar preparado para quando ela aparecer.

Um dos pontos mais importantes neste sentido é a entrevista de emprego. De acordo com a psicóloga Bruna Buarque da Silva, o medo e a ansiedade são sintomas que podem atrapalhar a desenvoltura na hora de tentar um emprego.

Segundo Bruna, existem duas distorções cognitivas que influenciam expressivamente no momento em que o sujeito está sendo avaliado. Uma é a distorção de catastrofização, onde por ansiedade o candidato “prevê o futuro negativamente”, sem considerar hipóteses mais prováveis. Exemplo: é difícil para algumas pessoas aceitarem que não passaram na entrevista pois outros candidatos estavam mais preparados. Outro caso é a distorção de generalização, onde frustrações passadas acabam sendo determinantes para o insucesso num processo seletivo.

– Como estas duas, existe uma lista de distorções e erros cognitivos que prejudicam o indivíduo durante a entrevista de emprego – explicou.

Na opinião da psicóloga, o trabalho é central na vida do indivíduo e a busca pelo emprego ideal é um evento importante, que pode se tornar um episódio estressante. Uma vez diagnosticado o transtorno, o ideal é que durante este processo a pessoa possa estar em acompanhamento médico e psicológico que sejam capazes de lhe dar suporte neste momento.

– O psicólogo pode, inclusive, auxiliar o sujeito a antecipar o momento da entrevista, através de treinos que vão preparar para a próxima experiência, focando em administrar os sintomas da ansiedade. De forma genérica, podemos orientar que o sujeito se prepare para o processo: fazendo uma lista de suas capacidades, potencialidades e experiências profissionais vividas, focando sempre nos fatores positivos; o candidato pode fazer um controle respiratório que o ajude a organizar as ideias e ficar mais concentrado/focado no momento atual; desligar o senso de “urgência” para conseguir articular melhor as ideias – esclareceu.

Idade ideal para tratamento

De acordo com Bruna, a ansiedade é um transtorno que pode aparecer desde a infância. Assim, desde o surgimento dos primeiros sintomas já é possível ser tratado para a melhora da qualidade de vida do indivíduo. Também se deve levar em conta que pesquisas recentes apontam a ansiedade entre as doenças mais incapacitantes do mundo, já atrapalha a de socialização e o trabalho em equipe.

 

Fonte: Jorna Diário do Vale

Outras Notícias