O cadastro das chaves (número do celular, e-mail ou CPF) para utilizar o PIX, sistema de pagamentos Instantâneos do Banco Central, só começa a valer no dia 5 de outubro. Contudo, bancos e fintechs já se movimentam para fidelizar sua base de clientes, oferecendo um pré-cadastro para utilizar o meio de pagamento.
É o caso do BTG+, Nubank, Pic Pay, Mercado Pago, Original, Banco do Brasil, Recarga Pay, Ame, BS2, Sicredi, entre outros.
As chaves do Pix identificam uma conta no pagamento instantâneo. Ao registrar a informação como chave, somente será necessário passar esse dado na hora de receber um pagamento. Por exemplo, quem registra o e-mail como chave não precisa passar o número da conta e CPF ao receber uma transferência. Basta passar o e-mail para quem vai fazer o pagamento.
Será possível registrar quatro tipos de chaves: CPF, celular, e-mail ou “chave aleatória” – sequência gerada pelo sistema de pagamento instantâneo que pode ser vinculada a uma conta. A chave aleatória é uma alternativa para usuários que não queiram compartilhar informações pessoais.
A partir do dia 5 de outubro as chaves poderão ser cadastradas diretamente no app da instituição financeira. Cada usuário pode ter cinco chaves no PIX, ligadas a contas nas quais é o titular.
Há uma crença no mercado de que cada cliente vai ter duas chaves principais, provavelmente celular e e-mail. A disputa que começa agora é por essas chaves, que devem ser as mais utilizadas pelos clientes, explica Ricardo Sanfelice, executivo-chefe de Digital e Marketing do Banco Bari. “No dia 5, todos vão mandar push para que o cliente cadastre a chave principal dentro do seu app.”
Não à toa, alguns bancos, como o Santander, estão condicionando benefícios à escolha do celular ou e-mail na chave utilizada na instituição. Dessa forma, os clientes garantem 10 dias sem juros que têm no cheque especial do banco também para os pagamentos instantâneos do Pix.
Cada chave estará vinculada a uma conta e, sempre que alguém colocar a chave como “destinatário” no PIX, o dinheiro cairá nesta conta. Será possível, portanto, cadastrar o celular em um banco, o e-mail em uma fintech e o CPF em um segundo banco para uso em cada plataforma.