A ADR Líder Vale – Agência LÍDER de Desenvolvimento Regional do Vale Médio Paraíba, realizou sua Assembleia Geral Ordinária em 30/09/2021, para eleger sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, para um novo mandato de 2 anos, iniciando-se em 19/10/2021 e terminando em 18/10/2023. A reunião aconteceu na sede da ADR Líder Vale, na UGB, situada na Rua Deputado Geraldo Di Biase, nº 81, Aterrado, Volta Redonda, e contou com a presença de 20 associados fundadores.
A ADR Líder Vale surgiu após a aplicação da metodologia LIDER em 2017 e 2018, na região do Médio Paraíba, pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com objetivo de unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região em longo prazo, promovendo a sua qualificação para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional e de mecanismos de sustentação. Os municípios que são abrangidos pela atuação da ADR Líder Vale são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Após a aplicação da metodologia, cerca de 64 líderes dos 12 municípios do Médio Paraíba entregaram para a sociedade o Plano para o Desenvolvimento Regional 2030, onde foram criados eixos prioritários para atuação, sendo eles: Educação; Mobilidade & Logística; Tecnologia e Turismo.
Após esse trabalho, o grupo gestor existente constituiu a Agência LÍDER de Desenvolvimento Regional do Vale Médio Paraíba – ADR Líder Vale, em 08/10/2019, criada como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira, tendo como finalidade promover e executar projetos visando o desenvolvimento regional nos municípios do Médio Vale do Paraíba.
O atual Presidente da ADR Líder Vale, Antonio Carlos Vilela, que foi reeleito declara: “Essa eleição de 30/09 foi um marco para todos, pois depois da criação da Agência em 2019 sob o comando de 9 Diretores e 3 Conselheiros Fiscais, tiveram 2 anos de mandato até setembro/21 onde fizeram essa eleição, conforme definido pelo Estatuto, foi realizada de forma a haver uma renovação parcial da Diretoria. Dos 9 diretores atuais, 6 foram reeleitos, que já têm experiência na gestão da Agência de Desenvolvimento e 3 novos foram eleitos para unir forças conosco. Ficamos muito felizes com esse resultado para compor a nova Diretoria que vai assumir o mandato 2021/2023, isso é um marco histórico, pois foi a 1a eleição da Diretoria de forma democrática com a participação dos associados fundadores que votaram. Esse é um passo importante para uma instituição séria que é o que estamos apontando para o futuro da nossa região até 2030 atingirmos marcas de desenvolvimento nunca vistos aqui na região. Como próximos passos vamos apoiar esse novo grupo de Diretores que substituirão os anteriores, que por motivos particulares estão se desligando, promovendo uma transição entre eles, num processo maduro, repassando o trabalho que já foi feito e suas atividades. Em novembro iremos realizar nosso planejamento estratégico para 2022, priorizando as ações que serão implantadas em 2022. Nossa eleição foi um sucesso e é um marco histórico, 30 de setembro, onde ocorreu a 1a assembleia de associados da Agência de Desenvolvimento Líder Vale Médio Paraíba. Eu agradeço a todos que permaneceram, aos Diretores que saíram pelas suas contribuições e sejam bem-vindos os novos Diretores.”
Dentre as principais ações do Plano para o Desenvolvimento Regional 2030 já realizadas pela ADR Líder Vale destacam-se no Eixo Educação o desenvolvimento do Portal do Observatório de Educação e a capacitação de 60 gestores públicos escolares de 10 municípios, através do programa de capacitação desenvolvido pelas Universidades locais. No Eixo Mobilidade & Logística a realização do levantamento básico das premissas e necessidades para futura implantação de transporte ferroviário de passageiros e a mobilização regional para levantamento de demandas que foram apresentadas na Audiência Pública da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) sobre o edital de concessão da Rodovia Presidente Dutra, onde várias solicitações foram atendidas como: aprovação das obras listadas como prioritárias, retirada da Praça de Pedágio de Barra Mansa, alteração no formato do repasse do ISS, beneficiando os municípios, antecipação do início das obras no Sul Fluminense e redução no valor do pedágio. No Eixo Tecnologia foram reorganizadas e redirecionadas as ações do eixo para a concepção e instalação de um HUB de Tecnologia que será a base para um futuro Parque Tecnológico na região. No Eixo Turismo o projeto do Cicloturismo foi o grande destaque, que ganhou site e redes sociais e já conta com mais de 2.000 seguidores. As rotas do Circuito foram demarcadas por cicloativistas da região, totalizando 465 km de percurso, onde já foram implantados 8 totens de localização do circuito, em Porto Real, dos 160 previstos.
A nova Diretoria Executiva ficou assim composta:
- Presidente: Antonio Carlos Vilela
- Vice-Presidente: Osvaldir Geraldo Denadai
- Diretor Secretário: Alexandre Morais
- Diretor Tesoureiro: Evandro Queiroz Gloria
- Diretor de Comunicação: Marcelo Martins de Carvalho Mendes
- Diretor do Eixo Educação: Luiz Fernando Vitorino
- Diretor do Eixo Mobilidade e Logística: Péricles Gomes de Aguiar
- Diretor do Eixo Tecnologia: Luiz Antônio da Silva Neves
- Diretora do Eixo Turismo: Denyse Singulani Ribeiro de Souza
O Conselho Fiscal ficou assim composto:
- Eduardo Guimarães Prado
- Emílio Carlos Ferreira de Castro
- Arivaldo Corrêa Mattos
A ADR Lider Vale tem como Missão: liderar e promover ações integradas dos atores estruturantes da sociedade, visando o desenvolvimento sustentável da Região do Médio Paraíba. Sua Visão: Ser uma região desenvolvida de forma sustentável, equilibrada e integrada, com alto índice de qualidade de vida. E seus Valores: coletividade, ética, compromisso, equilíbrio, empatia e alegria produtiva.
Fonte: https://www.sulfluminenseempauta.com.br/post/adr-l%C3%ADder-vale-m%C3%A9dio-para%C3%ADba-tem-nova-diretoria-executiva