Fonte: FCDL RJ
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), com apoio das CDL´s, entrou esta semana com uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada em face da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com o objetivo de suspender o aumento de 21,44% da tarifa de energia cobrado pela concessionária Enel, autorizado pela agência no dia 13 de março, impedindo qualquer aumento na conta de luz até o final do ano.
A ação é embasa na precariedade do serviço prestado, além da grande crise financeira que atingiu o país, principalmente, o estado do Rio e necessidade de reanálise da tarifa. O pedido também é para declarar a ilegalidade do reajuste, proibir a Aneel qualquer autorização de reajuste da tarifa da energia elétrica no estado do Rio. A reavaliação seria feita com base na situação econômica do estado, das condições sociais da população, o índice de desemprego e o mais importante e a qualidade do serviço prestado pela concessionária.
O presidente da CDL de Volta Redonda, Adriano Santos, reforçou que o reajuste é absurdo e arbitrário, feito sem nenhuma análise da situação em que vive o país, com queda na renda da população, bem como na queda da produção e nas vendas do varejo. “Nem a inflação chegou a tal ponto, como reajustar uma tarifa em mais de 20% na conta de luz, onerando ainda mais todo o setor produtivo e a classe trabalhadora. Vamos não só apoiar essa campanha, como lutar incansavelmente para que esse reajuste seja anulado”, afirmou.