Na comparação com 2021, observou ainda um crescimento de 13 pontos percentuais na intenção dos empresários em realizar investimentos
para promover ainda mais as vendas na data
Para conseguir promover os seus produtos e serviços a fim de ampliar as vendas neste Dia dos Namorados, 54% dos empresários entrevistados pela Boa Vista, em sua Pesquisa Perspectiva Empresarial, disseram que irão recorrer a crédito. Uma queda de 24 pontos percentuais na comparação com o estudo realizado ano passado, quando 78% dos entrevistados informaram que recorreriam a crédito para estimular as vendas na data.
Para Flávio Calife, economista da Boa Vista, esse movimento é justificável, dado que o custo do crédito hoje está muito mais elevado do que um ano atrás. Em junho de 2021 a taxa básica de juros, Selic, estava na casa dos 3,50% e agora está na marca de 12,75%, podendo ainda subir na próxima reunião do Copom, prevista para os dias 15 e 16 de junho.
Dos que em 2022 irão buscar crédito para tentar vender mais, 79% informaram que recorrerão as linhas de crédito de bancos. Um aumento de 19 pontos percentuais, já que em 2021, 60% informaram que recorreriam a essas instituições financeiras. Família (13%), Financeira (4%), Amigos (4%) foram as outras opções indicadas.
“É importante lembrar que no ano passado 17% daqueles que buscaram crédito recorreram à ‘Família’ e essa queda de um ano para o outro também tem explicação. Os juros subiram na tentativa de conter o avanço da inflação, que ainda não cedeu, e o poder de compra das famílias foi impactado pelas pressões inflacionárias, que não foram poucas e que também atingiram itens básicos da cesta de consumo, como alimentos e combustíveis. Com menos renda disponível, naturalmente ficou mais difícil recorrer a esta fonte”, analisa o economista. A imagem a seguir contém o detalhamento:
Vai buscar crédito onde?
Fonte: Boa Vista
A pesquisa também constatou que 58% dos empresários pretendem realizar novos investimentos para alavancar vendas na data. Comparado a 2021, há um crescimento de 13 pontos percentuais. Na Páscoa e no Dia das Mães de 2022, os que responderam ter essa mesma disposição foram 73% e 65% dos entrevistados, respectivamente.
Com o dinheiro na mão, os empresários contaram que devem adotar as seguintes ações para estimular as vendas: campanhas em redes sociais (63%), novas promoções (27%), descontos em produtos (22%), vendas em site (22%), novas formas de pagamento (11%) e aumentar (o prazo de pagamento (9%).
Metodologia
Pesquisa quantitativa realizada pela Boa Vista, em maio de 2022, em âmbito nacional, com 500 empresas dos setores do comércio, serviços e indústria, de micro, pequeno, médio e grande porte, por meio de questionário estruturado, de autopreenchimento, encaminhado por e-mail ao universo de empresas pesquisadas. A margem de confiança é de 90% na leitura dos resultados, e margem de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.