WhatsApp Pay, um presente para o varejo

Nova ferramenta de pagamentos do WhatsApp facilita a jornada de compras do cliente e ajuda no fluxo de caixa dos pequenos negócios

Chegou o dia! A partir de hoje, o sistema de pagamentos e envio de dinheiro do aplicativo WhatsApp começa a operar no Brasil. O WhatsApp Pay é voltado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e permite transferir dinheiro diretamente pela tela de conversa no aplicativo.

whatsapp_payAs transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa. Cada transação terá uma taxa de 3,99% para o comerciante e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Os pagamentos serão processados pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas.

As pequenas empresas são um dos principais focos do lançamento. Segundo Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, a expectativa é ajudá-las a impulsionar as vendas. “O pagamento digital torna as vendas mais fáceis e convenientes, especialmente agora, com o isolamento social”, disse o executivo.

As vantagens para o varejo

Para Rodrigo Ricco, CEO da startup Octadesk, especializada em vendas digitais, o timing de lançamento do produto é perfeito. Segundo levantamento interno da empresa, a interação entre clientes e empresas no aplicativo aumentou em 500% no período de isolamento em decorrência da Covid-19.

Rodrigo Ricco CEO da Octadesk“A nova função do WhatsApp Pay não poderia ter vindo em melhor hora. Hoje, mais da metade da população do país trabalha com WhatsApp”, explica Rodrigo. Segundo o especialista, a crise provocou uma transformação digital acelerada nas empresas, que passaram a ter a necessidade de se comunicar, atender e vender de uma forma ágil. “Quando surge um aplicativo que abraça todas essas necessidades e que já esteja disseminado por toda a população, é muito mais fácil executar as vendas”, diz.

Segundo Rodrigo, o WhatsApp assume um novo significado para seus usuários, na medida que com o WhatsApp Pay ele passa a ser visto como um canal para agilizar negócios. Essa nova funcionalidade também representará um salto na qualidade da relação entre comerciantes e o cliente.

“Com a novidade, será possível que o varejista ou prestador de serviço acompanhe toda a jornada do cliente, desde a captação de conversa e demanda, realização do atendimento, e a conclusão da venda. Isso é positivo pela conveniência proporcionada ao consumidor”, explica. “Imagine que, de casa, o usuário consegue entrar em contato com a empresa, conferir catálogo de produto, tirar suas dúvidas, avançar o processo de negociação e concluir a compra”.

Rodrigo explica que aplicações como essas são importantes para remover atritos no processo de venda, como troca excessiva de e-mails e formulário de cadastro. “É, sem dúvida, uma forma eficiente de realizar compras e vendas, uma vez que a maior briga do mercado é conseguir a atenção dos consumidores, e no momento que se consegue você precisa ter um processo ágil que facilite a vida do cliente, caso contrário, ele irá mudar de canal e ir até o concorrente”.

Funcionamento e segurança

O funcionamento do WhatsApp Pay será muito parecido ao do cartão de crédito. É necessário cadastrar ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecer dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, o aplicativo leva cerca de três dias para liberar a função. A taxa é bem similar ao do cartão de crédito, com a diferença que o empreendedor terá o dinheiro na conta em até 2 dias úteis, e não em 30 ou 40 dias como é no processo tradicional. “Isso é muito bom pois ajuda no fluxo de caixa de pequenos negócios. A outra vantagem é que ele cobre os cartões de débito e crédito”, diz Rodrigo.

Em relação à segurança, o especialista também aprova o modelo do sistema. “É absolutamente confiável, pois cada transação deverá ser liberada com uma senha (PIN) ou por biometria, o que garante que nenhuma operação no aplicativo seja realizada sem o consentimento do usuário “, diz.

Segundo Matt Idema, o lançamento abre caminho para que, no futuro, usuários brasileiros também possam fazer transações por outros aplicativos da empresa, como o Messenger, ou para que os mesmos dados de cartão possam ser utilizados em toda a família de aplicativos da empresa, como o Instagram.

Transações entre pessoas físicas

Para realizar transferências pelo aplicativo, será necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas. As transações não têm taxa e são concluídas no mesmo dia, se respeitado o horário de funcionamento da instituição, ou no próximo dia útil. Na função, apenas cartões de débito serão aceitos.

É possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês.

Entre empresas

Negócios poderão usar o recurso pelo WhatsApp Business. Será necessário cadastrar ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecendo dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, o aplicativo levará até três dias para liberar a função.

As empresas não precisam ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos. Apesar, cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Não há limite de transações desse tipo.

Fonte:https://site.cndl.org.br/whatsapp-pay-um-presente-para-o-varejo/

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