No dia 15/04/2020, foi realizada mais uma reunião entre as secretarias de Saúde e Indústria, Comércio e Turismo, com a presença de representantes da CDL, ACIAR, Sicomercio e dos shoppings do município. O objetivo do encontro foi discutir um plano para volta segura das atividades do comércio: aos poucos e com restrições que garantam a higiene e a segurança da população contra a Covid-19.
Sabemos o teor e a gravidade da doença, mas levamos em conta também o quanto a economia está sendo prejudicada pela suspensão das atividades. Por isso, pensando no ponto de vista da saúde, mas também dos empreendedores, a Prefeitura está escutando propostas e buscando formular uma saída benéfica que possa agregar todos os setores do município.
Nesta linha, foi possível já neste decreto de quarta-feira, contendo as novas medidas de prevenção e combate ao coronavírus, adotar algumas medidas favoráveis ao comércio e à população. Entre elas, estabelecimentos como lojas de aviamentos, os armarinhos, poderão funcionar por 6 horas diariamente; assim como lojas para manutenção de equipamentos informática, e também as óticas para aqueles que tenham prescrição médica (óculos e lentes). Agindo com transparência e sem faltar ao diálogo, a Prefeitura segue buscando todas as parcerias possíveis com comerciantes e entidades interessadas nesse tema. A situação é delicada e temos de achar juntos uma solução.
Vale ressaltar que a Prefeitura vem seguindo estritamente o que preconiza a Organização Mundial da Saúde, mas principalmente sendo norteada pelo que determina o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Da mesma maneira, a Prefeitura se vê obrigada a pesar em suas decisões as inúmeras recomendações feitas pelo Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal.
Diante disso, todos nós contamos com o bom senso da população, que fazendo sua parte poderá ajudar muito na diminuição dos casos e nas discussões sobre o futuro próximo de nossa cidade. As pessoas precisam permanecer em isolamento social e só sair de casa em casos de extrema necessidade!