A busca por crédito no país caiu ‐5,00% em março de 2025 em relação a março de 2024. Na passagem de fevereiro para março, o número de consultas caiu -15,12%. É o que mostra o Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). |
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“A queda de 5% na busca por crédito em relação a março de 2024, somada à retração de 21,14% nas consultas entre março e abril, evidencia a cautela do consumidor e das instituições financeiras. A elevada taxa de juros encarece o custo do crédito, o que, aliado à instabilidade econômica e ao comprometimento da renda familiar com dívidas vencidas, desestimula o consumo financiado”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa. Analisando o perfil do consumidor que buscou crédito no Brasil em março, nota‐se que o público predominante é o masculino, com participação de 53,16%. Na abertura por faixa etária, o público com participação mais expressiva foi de 40 a 49 anos, que representou 24,80% do total. |
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O indicador aponta que, do público consultado, 1,42% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 59,95% contrataram Empréstimo e 30,88% Financiamento, totalizando 90,83%. Lembramos que um mesmo CPF pode contratar mais de um produto. |
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Observando a abertura por grupos financeiros que realizaram consultas em março, o grupo com participação mais expressiva no Brasil foi Intermediação monetária depósitos à vista (35,17%), seguido por Atividades auxiliares dos serviços financeiros (23,46%), que totalizam 58,63% das consultas. No momento da consulta, 34,36% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa. “Com a inadimplência recorde, os consumidores enfrentam forte restrição ao crédito. Para reverter esse quadro, primeiramente, é essencial investir em educação financeira. Mas embora ações individuais, como regularização de dívidas e busca por fontes alternativas de crédito, sejam importantes, a melhoria do cenário depende fortemente de políticas fiscais responsáveis e estruturantes. O alinhamento entre política monetária e fiscal é essencial para estabilizar a economia, controlar a inflação e promover um ciclo virtuoso de crédito, investimento e geração de renda”, alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. |
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Abrindo os resultados por região, o Sudeste apresentou a maior participação no número de consultas em março, com 45,36%, seguido pelo Nordeste (21,05%), Sul (19,06%), Centro‐Oeste (8,19%) e Norte (6,34%). |
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Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano. SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é um dos mais tradicionais bureaux de crédito da América Latina, com uma robusta base de dados com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
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