31% dos consumidores devem participar de “amigo-secreto” na Páscoa, aponta CNDL/SPC Brasil

A brincadeira de troca de chocolate, conhecida como “amigo-chocolate”, é uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros na Páscoa. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas mostra que 31% dos consumidores devem participar de alguma brincadeira do tipo, levando 31,5 milhões de pessoas às compras.

Os entrevistados afirmam que irão participar da brincadeira principalmente porque gostam de eventos sociais (17%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (11%). Entretanto, 63% não pretendem participar, porque seus familiares, amigos e colegas de trabalho não têm o costume de realizar esta brincadeira (28%) e porque não gostam (22%).

Considerando o ambiente e as pessoas com as quais a brincadeira será feita, 73% pretendem fazer o amigo secreto de Páscoa com familiares, 43% com amigos e 34% com colegas de trabalho.

“A brincadeira é sempre uma boa alternativa para presentear sem ter que comprar um presente para cada pessoa. Na brincadeira o consumidor só compra um único produto e ninguém fica sem presente. O problema é quando a pessoa se acha na obrigação de participar de vários eventos e ultrapassa o orçamento. É importante ficar atento aos gastos e não prejudicar o pagamento das contas do mês”, alerta o presidente da CNDL, José César da Costa.

Os entrevistados pretendem participar, em média, de 4 brincadeiras, com um gasto médio de R$ 58 com cada presente.

METODOLOGIA

Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano.

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.

Tamanho amostral da Pesquisa: 936 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de realizar compras para a Páscoa. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos que tinham a intenção de comprar na data, resultando, respectivamente, em uma margem de erro no geral de 3,2 p.p e 4,0 p.p, para um intervalo de confiança a 95%.

Data de coleta dos dados: 05 a 18 de março de 2025.

Outras Notícias