Circuito Gastronômico

O Circuito Resende Gastronômico é um evento desenvolvido pelo Polo Gastronômico de Resende, que nasceu dentro da CDL Itatiaia-Resende e até hoje faz parte da entidade, atuando na consolidação do setor gastronômico com um grande atrativo turístico no município de Resende e região. Em sua segunda edição, o Circuito Resende Gastronômico se tornou um sucesso de público e de crítica, e já é um dos eventos mais aguardados do calendário oficial do município.

 

O Evento

Reunindo restaurantes que fazem parte do Polo Gastronômico de Resende, o Circuito Resende Gastronômico tem o objetivo de apresentar aos turistas e moradores as diversidades gastronômicas e os inúmeros atrativos turísticos de Resende e região, muitos ainda desconhecidos do público em geral. 

As receitas dos pratos oferecidos no Circuito são desenvolvidas em parceria com a consultora gastronômica do SEBRAE/RJ, Rô Gouvêa, graduada em gastronomia e culinária. Seu trabalho com consultora, começa literalmente com a "cara" do estabelecimento, o que ele passa e o que as pessoas esperam dele. Apaixonada pelo que faz, inspira as cozinhas do Circuito, as quais visitou, testou receitas, sugeriu ingredientes, cozinhou e aprovou, uma por uma. 

Para eternizar o projeto, foi criada a Arte no Prato (e na Caneca), uma edição limitada de louças estampadas com gravuras criadas por artistas locais especialmente para o Circuito. Para ganhar as lembranças, os participantes devem visitar pelo menos 3 restaurantes participantes e consumir o prato especial criado pelo estabelecimento para o Circuito, podendo já no terceiro restaurante escolher o prato ou caneca estampado de acordo com sua preferência ou disponibilidade em estoque. 


Edição 2015

O Circuito Resende Gastronômico reuniu, em 2015, dezessete estabelecimentos de gastronomia do município de Resende que, de 6 a 9 de novembro, receberam turistas e moradores da região com pratos especialmente elaborados com temáticas que combinam os três principais ingredientes da nossa região: os atrativos naturais, o patrimônio histórico e a gastronomia. Os participantes puderam colecionar lindos pratos e canecas que retratavam cenários naturais e históricos de Resende, todos pintados em aquarela pelo artista Antônio Leão, morador da Resende, que retratou em suas obras os principais pontos turísticos naturais e históricos da cidade: Pico das Agulhas Negras, Cachoeira da Fumaça, Casa da Cultura Macedo Miranda, Morro do Couto, Pedra do Altar, Pedra Selada, Ponte Velha e Maciço das Prateleiras.


Edição 2016

Com vinte e um estabelecimentos participantes, o Circuito Resende Gastronômico 2016 teve muita coisa boa! Após apresentar na edição 2015 aos turistas e moradores as belezas naturais e históricas da região, foi a vez de mostrar que Resende também é o lugar perfeito para a prática de esportes radicais e de aventura. As oito artes criadas pelos artistas locais Conrado Mike Moreno e José Roberto Sampaio Barbosa, estamparam os pratos e canecas do Circuito, retratando com qualidade ímpar as principais modalidades praticadas em diversos cantos da cidade, como: Ciclismo, Balonismo, Mountain Board, Paraquedismo, Regata Fluvial, Skate e Parapente. 

 

Edição 2017

EM BREVE, AGUARDE!